Benefícios ao Cooperado

Tem como objetivo amparar, promover e integrar o cooperado no mais diversos momentos de sua vida.

Taxas de juros reduzidas: essas cooperativas oferecem linhas de crédito com taxas de juros mais baixas e, muitas delas, não cobram tarifas por seus serviços (fornecimento de talões, transferências, cadastros); quando cobram, são sempre inferiores às praticadas pelos bancos comerciais.

Rendimentos normalmente superiores aos de mercado: caso o associado tenha uma reserva financeira disponível, poderá aplicá-la na cooperativa sob a forma de depósito a prazo, com rendimentos geralmente superiores aos oferecidos pelo mercado financeiro. Deve ter em vista que a cooperativa goza de isenção tributária, não sendo obrigada ao recolhimento de depósitos compulsórios como os bancos, o que permite uma maior taxa de retorno aos cooperados.

Atendimento diferenciado: o associado é atendido na cooperativa não como um simples cliente, mas como um dos seus donos. E, o mais importante, estará fazendo negócios em uma instituição que lhe devolverá, via rateio das sobras, juros e tarifas pagas a mais do que o devido. Sua parte nas sobras pode ser em dinheiro ou em aquisição de mais cotas-partes, dependendo de decisão da Assembleia. Em caso de perdas, elas podem ser compensadas com resultados futuros. Ainda, se o cooperado quiser se retirar da sociedade, poderá receber o valor de suas cotas-partes.

Auxílio Natalidade: Auxílio oferecido pela Cooperativa em casos de nascimento. As solicitações devem ser dirigidas à gerência da Cooperativa. Mais informações podem ser obtidas com um de nossos atendentes.

Auxílio Funeral: Auxílio oferecido pela Cooperativa feito para amparar os associados em casos de falecimento de parentes de primeiro grau. As solicitações devem ser dirigidas à gerência da Cooperativa. Mais informações podem ser obtidas com um de nossos atendentes.

Bolsa Universitária: Auxílio oferecido pela Cooperativa para ajuda de custos com educação superior a universitários cooperados e filhos de cooperados.

Fundo Garantidor para depósitos: O Sicoob Fundo Garantidor das Cooperativas (FGCOOP), foi implantando com o objetivo de garantir os depósitos à vista e a prazo até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ dos associados de cooperativas singulares que, eventualmente, apresentem situação de desequilíbrio patrimonial e econômico-financeiro. A constituição de fundo garantidor para as cooperativas singulares do Sicoob decorreu do fato de o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), fundo garantidor dos bancos, não oferecer cobertura aos depósitos de associados de cooperativas de crédito.
Para oferecer aos associados a garantia prestada pelo FGCOOP, as singulares interessadas são submetidas a rigoroso processo de avaliação, instituído por regulamento próprio, de forma que o direito à cobertura de todas as cooperativas participantes possa ser assegurado.

Seguro Prestamista em todas operações de crédito: O Sicoob desenvolveu um seguro especial para que você possa contratar seu crédito de forma mais tranquila. O seguro prestamista garante a quitação de seu empréstimo em caso de morte (natural ou acidental) e invalidez permanente. Cobertura conforme as condições do seguro e adesão do cooperado.